Incidentes Reportados ao CERT.br -- janeiro a dezembro de 2011
Análise de alguns fatos de interesse observados neste período
O total de notificações recebidas em 2011 foi de 399.515, este número foi quase 3 vezes maior que o total de 2010. O quarto trimestre de 2011 totalizou 80.795 notificações o que representa uma queda de 20% em relação ao trimestre anterior e a um aumento de 94% em relação ao quarto trimestre de 2010.
Segue, abaixo, uma breve análise de alguns fatos de interesse observados neste período, agrupados por categorias de incidentes:
Tentativas de Fraude
- As notificações de tentativas de fraude, em 2011, totalizaram 40.381, correspondendo a um aumento de 30% em relação a 2010. No quarto trimestre de 2011 foram contabilizadas 10.212 notificações, um número muito próximo ao do terceiro trimestre de 2011 que contabilizou 10.058 notificações. Com relação ao quarto trimestre de 2010 houve um aumento de 44%;
- As notificações de casos de páginas falsas de bancos e sites de comércio eletrônico (phishing clássico) em 2011 cresceram 62% em relação a 2010. No quarto trimestre de 2011 houve uma queda de 15% em relação ao trimestre anterior e crescimento de 52% em relação ao quarto trimestre de 2010;
- As notificações sobre cavalos de tróia, utilizados para furtar informações e credenciais, tiveram um número um pouco maior que em 2010 (crescimento de 1.5%). No entanto, o número de notificações cresceu 6% em relação ao trimestre anterior e 17% em relação ao mesmo trimestre de 2010;
- Notamos que em 2011 o número de notificações de casos de páginas falsas que não envolvem bancos e sites de comércio eletrônico foi 3 vezes maior do que o de 2010. Em relação ao trimestre anterior o crescimento do número de notificações foi de 191% (2.7x) e em relação ao mesmo trimestre de 2010 o crescimento foi de 354% (4.5x);
Ataques a servidores Web
- No ano de 2011 houve um aumento de 78% nas notificações de ataques a servidores Web em relação a 2010, totalizando 15.491 notificações. Em relação ao trimestre anterior houve uma queda de 38% no número de notificações mas ocorreu um aumento de 43% em relação ao quarto trimestre de 2010;
- Nestes ataques são exploradas vulnerabilidades em aplicações Web para, então, hospedar nesses sites páginas falsas de instituições financeiras, cavalos de tróia, ferramentas utilizadas em ataques a outros servidores Web e scripts para envio de spam ou scam.
Varreduras e propagação de códigos maliciosos
- As notificações referentes a varreduras chegaram a 119.755, aumentando 48% em 2011 se comparadas com 2010. No último trimestre de 2011 houve crescimento de 17% em relação ao trimestre anterior e de 42% em relação ao mesmo período de 2010;
- As notificações de varreduras de SMTP (25/TCP), que em 2010 eram 22% do total, agora correspondem a 44% de todas as varreduras, mantendo a primeira colocação desde o último trimestre de 2010. No último trimestre de 2011 o número de notificações correspondeu a 42% de todas as varreduras;
- Os serviços que podem sofrer ataques de força bruta continuam sendo visados. SSH (22/TCP) corresponde a 15% das notificações de varreduras de 2011 e a 13% das varreduras do último trimestre de 2011. Desde o terceiro trimestre de 2011 o serviço de RDP (3389/TCP) tem sido visado, correspondendo a 8% das notificações de varreduras de 2011 e a 12% das notificações do último trimestre de 2011. O serviço TELNET (23/TCP) ainda tem sido visado e corresponde a 3% das notificações de varreduras do quarto trimestre de 2011 e a 3% das do ano de 2011;
- As notificações de atividades relacionadas com propagação de worms e bots (categoria worm) totalizaram 26.897 em 2011, aumentando 53% em comparação com 2010. No quarto trimestre de 2011 as notificações quase dobraram (99%) em relação ao trimestre anterior e foram quase 4 vezes maior (269%) em relação ao quarto trimestre de 2010.
Outros incidentes reportados
- Em 2011 recebemos 196.613 notificações que se enquadram na categoria "outros", correspondendo a um número 44 vezes maior que o total de 2010 e quase 21 vezes maior do que o último trimestre de 2010;
- O maior volume de notificações concentrou-se no primeiro semestre de 2011, sendo que o quarto trimestre apresentou uma queda de 68% em relação ao terceiro trimestre de 2011;
- Esta queda deve-se, principalmente, à diminuição no número de notificações de máquinas em redes brasileiras tentando acessar arquivos de configuração utilizados por códigos maliciosos. Foram cerca de 13 mil notificações com esta característica neste trimestre, o que corresponde a pouco mais de um terço das notificações recebidas no trimestre anterior;
- A maior parte dos códigos maliciosos conta com mecanismos de atualização de sua configuração ou seu próprio código. Desde o início do ano um grupo Europeu vem fazendo um esforço em notificar todas as redes que possuem máquinas acessando arquivos de configuração ou atualização, de forma a alertar quem esteja com sistemas infectados. Este tipo de notificação figura na categoria Outros por não se enquadrar em nenhuma outra categoria já pré-definida pelo CERT.br.
Descrição das categorias de incidentes reportados ao CERT.br:
- worm: notificações de atividades maliciosas relacionadas com o processo automatizado de propagação de códigos maliciosos na rede.
- dos (DoS -- Denial of Service): notificações de ataques de negação de serviço, onde o atacante utiliza um computador ou um conjunto de computadores para tirar de operação um serviço, computador ou rede.
- invasão: um ataque bem sucedido que resulte no acesso não autorizado a um computador ou rede.
- web: um caso particular de ataque visando especificamente o comprometimento de servidores Web ou desfigurações de páginas na Internet.
- scan: notificações de varreduras em redes de computadores, com o intuito de identificar quais computadores estão ativos e quais serviços estão sendo disponibilizados por eles. É amplamente utilizado por atacantes para identificar potenciais alvos, pois permite associar possíveis vulnerabilidades aos serviços habilitados em um computador.
- fraude: segundo Houaiss, é "qualquer ato ardiloso, enganoso, de má-fé, com intuito de lesar ou ludibriar outrem, ou de não cumprir determinado dever; logro". Esta categoria engloba as notificações de tentativas de fraudes, ou seja, de incidentes em que ocorre uma tentativa de obter vantagem.
- outros: notificações de incidentes que não se enquadram nas categorias anteriores.
Obs.: Vale lembrar que não se deve confundir scan com scam. Scams (com "m") são quaisquer esquemas para enganar um usuário, geralmente, com finalidade de obter vantagens financeiras. Ataques deste tipo são enquadrados na categoria fraude.